.png)

Princípios e Regras
DO CENTRO DE PESQUISAS DO TEXTO TRADICIONAL
Apresentação dos princípios
Diante de Deus, voluntária e conscientemente, nós, os membros do Centro de Pesquisas do Texto Tradicional, afirmamos estes princípios:
1 O Centro de Pesquisas do Texto Tradicional é formado por cristãos de diferentes igrejas locais que têm o propósito de consciente e voluntariamente, fazer a defesa apologética da Divina Preservação Providencial do texto sagrado durante todos os séculos, desde que foram dados pela primeira vez ao povo de Deus, observando os princípios da liberdade de consciência, bem como as competências da alma humana.
2 Reconhecemos como a edição impressa do texto fiel do Velho testamento, apenas o Texto Massorético, de Jacob ben Chayim, editado por Christian Ginsburg, tendo sido publicado em 1894 pela Sociedade Bíblica Trinitariana. Negamos que as demais versões do Velho Testamento, como a Septuaginta, sejam textos fiéis do Testamento Hebraico.
3 Reconhecemos como a edição impressa do texto fiel do Novo Testamento, apenas o Texto Recebido, de Frederick Scrivener, tendo sido publicado em 1894 pela Sociedade Bíblica Trinitariana. Negamos que as demais versões do NT, ecléticas ou majoritárias, sejam textos fiéis do Testamento Grego.
4 Reconhecemos a tradução por equivalência formal como o único método de tradução que dá a devida dignidade à inspiração verbal das Escrituras Sagradas; negamos completamente o método dinâmico de tradução, que confunde o ofício de tradução e interpretação da Palavra de Deus.
5 Reconhecemos a edição Almeida Corrigida Fiel, publicada pela Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, bem como a edição LTT – Tradução Literal do Texto Tradicional e a edição King James Fiel 1611, ambas da bvbooks, como as únicas edições lusófonas fieis aos textos nas línguas originais e seu respectivo método de tradução.
Disposições gerais sobre os membros e os debates
6 A permanência dos membros do Centro de Pesquisas do Centro Tradicional se dará voluntariamente, enquanto as convicções comuns a este CPTT forem afirmadas pelos membros.
7 Todas as discussões terão como único e exclusivo tema a apologia dos textos tradicionais, métodos de tradução e edições bíblicas neles baseadas.
8 Para a manutenção da membresia ao Centro de Pesquisas do Texto Tradicional, todos os membros deverão apresentar-se anualmente e declarar aquilo que creem voluntariamente acerca da questão dos Textos Tradicionais e das versões bíblicas derivadas deles.
9 O membro que passar a discordar das doutrinas afirmadas pelo Centro de Pesquisas do Texto Tradicional não poderá permanecer na membresia.
10 Não serão admitidos nem poderão permanecer entre os seus membros, aqueles que causarem distúrbios ao bom andamento das atividades do Centro, grupo ou promoverem a detração, quer das doutrinas afirmadas em comum pelo Centro, quer de quaisquer um dos seus membros, principalmente em virtude da defesa desta doutrina comum, o que inclui qualquer tipo de defesa do Texto Crítico quer do Velho Testamento, quer do Novo Testamento; isso também inclui o impedimento de apologia dos seguintes pontos: 1) para o Velho Testamento: a defesa da necessidade de corrigir o Texto Massorético mediante o uso e a defesa dos Manuscritos do Mar Morto, Pentateuco Samaritano, Vulgata ou Septuaginta. 2) para o Novo Testamento: a defesa da necessidade de correção do Textos Receptus mediante o uso e a defesa principalmente do Sinaiticus, Vaticanus, Codex Aleph e B, bem como todo e qualquer manuscrito que não esteja em concordância com a tradição Bizantina, da qual o Textus Receptus deriva, mas a qual o TR também não segue em todos os pontos, o que o aparta do Texto Majoritário, igualmente.
11 Ninguém poderá representar terceiros em relação às convicções deste Centro, uma vez que convicções doutrinárias são estritamente pessoais, em consonância com a consciência individual.
Do compartilhamento de arquivos e Disposições Finais
12 O Centro ao compartilhar arquivos gratuitos nos mais diversos formatos digitais não irá fazê-lo para arquivos protegidos por direitos autorais e copyright ©; membros que compartilharem arquivos protegidos serão pessoalmente responsabilizados pelo prejuízo que porventura venha a provocar.
13 Cada membro declarará publicamente sua concordância com os seguintes ARTIGOS DE FÉ DO CENTRO DE PESQUISAS DO TEXTO TRADICIONAL:
Art. 1 - As Escrituras Sagradas, compostas pelos 39 livros do Velho Testamento, e 27 livros do Novo Testamento, são inteiramente inspirados por Deus; desde sua composição original foram infalível e perfeitamente preservados pelo uso das igrejas; portanto são completamente dignos da confiança em quaisquer áreas que venham a se expressar, sendo também a autoridade final e suprema de fé e conduta. Nenhum livro além destes 66 é inspirado em qualquer modo ou grau;
Art. 2 - Há um só Deus eterno, poderoso e perfeito, distinto em sua trindade: Pai, Filho e Espírito Santo;
Art. 3 - Jesus Cristo, tendo sido concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria; sendo ele verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, é o único mediador entre Deus e o homem. Somente Ele foi varão perfeito em natureza, ensino e obediência;
Art. 4 - O Espírito Santo é o regenerador e santificador dos redimidos, o doador dos dons e frutos espirituais, o Consolador permanente e Mestre da Igreja;
Art. 5 - Em Adão a humanidade foi criada à imagem e semelhança de Deus. Devido à queda de Adão, a humanidade tornou-se radicalmente corrupta e distanciada de Deus. O essencial para o homem é a restauração de sua comunhão com Deus, a qual o homem é incapaz de operar por si mesmo;
Art. 6 - A salvação eterna é dom de Deus e tem sido providenciada ao homem unicamente pela graça do Senhor e pela morte vicária de Cristo Jesus. A fé é o meio pelo qual o crente se apropria dos benefícios da salvação da Sua morte;
Art. 7 - Jesus Cristo ressuscitou fisicamente dentre os mortos, ascendeu aos céus e voltará na consumação dos séculos para julgar os homens;
Art. 8 - A punição eterna, incluindo a separação e perda de comunhão com Deus, é o destino final do homem não regenerado, bem como de Satanás com todos os seus anjos;
Art. 9 - A Igreja cristã, o corpo de Cristo, é consagrada à adoração e ao serviço de Deus através da proclamação fiel da Palavra, da prática das boas obras e a observância das ordenanças do Batismo e da Ceia do Senhor;
Art. 10 - A tarefa da Igreja é ensinar a todas as nações, fazendo com que o Evangelho produza frutos em cada aspecto da vida e do pensamento, sendo a missão suprema da Igreja, a salvação das almas.
Conclusão confessional
14 Que Deus nos abençoe para que sejamos fiéis e sinceros até o fim. Amém.
Princípios e Regras
1ª Diretoria (biênio 2025-2027)
DO CENTRO DE PESQUISAS DO TEXTO TRADICIONAL

Ícaro Alencar de Oliveira
(Presidente)
Pastor-Titular da
Igreja Batista Esperança
Rio Branco, Acre

Hélio de Menezes Silva
(Presidente de Honra)
Membro da Igreja Batista Bíblica Fundamentalista
Soledade, Paraíba

Altair Germano
(1º Vice-Presidente)
Pastor da Igreja
Assembleia de Deus, ex-diretor do Centro Educacional Teológico da Assembleia de Deus em Abreu e Lima-PE, e professor da Faculdade de Igarassu. Professor colaborador em várias modalidades de ensino no CETEADALPE e na EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus).
Abreu e Lima, Pernambuco

Raul Bolota Filho
(2º Vice-Presidente)
Pastor-Titular da
Primeira Igreja Batista Reformada Nascido de Novo e Reitor
do Seminário Teológico
Nascido de Novo
Ilhota, Santa Catarina

Daniel Macedo
(1º Secretário)
Membro da Igreja Local em Gama
Brasília, Distrito Federal

Gabriel Palheta
(2º Secretário)
Membro da
Igreja Batista Nova Canaã
Jacundá, Pará

Michael Scherer
(1º Tesoureiro)
Pastor-Titular da
Igreja Batista Brasa
Capão da Canoa, R. Grande do Sul

Lauriana Santana da Rocha
(2ª Tesoureira)
Membro da
Igreja Batista Nova Canaã
Jacundá, Pará

Rui Alexandre Dias
(1º Conselheiro)
Pastor-Titular da
Igreja Batista de Boa Vista
São Carlos, São Paulo

Gunar Berg
(2º Conselheiro)
Pastor da
Igreja Assembleia de Deus
e Superintendente da EETAD - Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus
Campinas, São Paulo

Messias Santos
(3º Conselheiro)
Pastor da
Igreja Assembleia de Deus
Itajaí, Santa Catarina

Felipe Morais
(4º Conselheiro)
Pastor-Titular da
Igreja Batista do Reino
Cel. Fabriciano, MG

Sitri Silas Batista
Lobato Siqueira
(5º Conselheiro)
Diácono da
Igreja Batista Regular da Fé
Pindamonhangaba, São Paulo

Murilo Dumps Santos Finger
(6º Conselheiro)
Presbítero da
Igreja Independente, mestrando em Teologia e Docente-Pesquisador
do Instituto Reformado
Santo Evangelho
Curitiba, Paraná

Rafael Mikio
(7º Conselheiro)
Pastor-Auxiliar da
Igreja Batista Restauração
São Paulo, SP

Paulo Radamés
(8º Conselheiro)
Pastor da
Igreja Assembleia de Deus
Palmas, Tocantins

Rafael Souza de Jesus
(9º Conselheiro)
Membro da
Igreja Batista Renovada em Mikail
Guarulhos, São Paulo